segunda-feira, 16 de novembro de 2009

(2009/605) De novo, vespas...


1. Também assim, quantas vezes, é a fé - depositada na consciência, ela, a fé, impede que a pessoa cresça, desenvolva-se, autonomize-se, torne-se adulta, torne-se dona de seu próprio nariz. Grudadinha, ali, na consciência, sugando-a, cada ovo de fé promove o seu próprio desenvolvimento. A pessoa, contudo, vai vivendo, feliz, até, sem saber, coitada, quantas vezes, que está ali, parasitada por ovos que nunca mais a deixarão crescer, porque precisam dela, assim, pequenininha, lagarta-pintada, quem foi que te pintou? Aí está - o sacerdote é uma vespa?



Para entender, clique na foto



OSVALDO LUIZ RIBEIRO

PS. deve ser por isso que um livro sobre Bíblia e intérpretes de Bíblia afirma, categoricamente, que o método histórico-crítico é prejudicial às igrejas... é que é um método "mata-ovo"...

3 comentários:

Viviana Carolina Mendez Rocha disse...

A questao é se as pessoas gostam desses ovinhos, ou nao... se elas fossem confrontadas com a verdade, rejeitariam tudo? Essa é minha dùvida... acho que as pessoas nao gostam de pensar... o ovinho de vespa pensa por elas e tudo fica bem...

David Carvalho disse...

Pior ainda é lembrar que o cético trás nas suas vistas bolos de bernes que lhe devoram o globo ocular causando cegueira até não restar coisa alguma a não ser a expectativa da condenação eterna. “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (2 Co 4.4)

"Para ser ateu, é necessário uma medida de fé infinitamente maior do que para admitir todas as grandes verdades que o ateísmo nega"

Peroratio disse...

Pobre David. Mantive o comentário para ficar claro exatamente o que eu dizia no texto. Lá, eu usei a expressão "quantas vezes", o que significa que não generalizei: nem sepre a fé é ovo de vespa. Já nosso amigo David, tomado pelo "pathos" da verdade, tem a plenipotente luz da revelação, e sabe, exatamente, como o sabem todos os verdugos da verdade, o terror que é o ceticismo - do que ele tem pavor, é claro, porque somente uma fé fraca e dúbia tem medo de ceticismo. A violência da fé é a sua insegurança inconfessa...

Quanto a ateísmo, David, não tem nada de cético. De fato, ateísmo é fé, tanto quanto teísmo, de modo que você e um ateu são a mesma coisa, um o reverso do outro, ambos, igualmente, bem acompanhados, não? Mas eu entendo sua luta: contra tudo que torne frágil a sua certeza. E a única coisa que lhe resta é essa irascividade convicta, coquanto, a meu juízo, equivocada.

A única coisa que faz da fé algo saudável é a dúvida. A fé, sem duvida, é o pior de todos os males humanos. É a idolatria espirutual, sem gesso, sem pedra, sem madeira - ídolo da mente, pecado da alma, presunção do homem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio