sábado, 3 de março de 2012

(2012/248) Que problema eu vejo na "igreja"?


1. Um só, e muito simples, mas, lamentavelmente, estrutural: na Igreja, trabalha-se para "Deus", para a "fé", para a "verdade", para a "doutrina". O homem não foi feito para o sábado, mas o sábado para o homem, é o que foi dito, mas não ouvido. Há sábado demais na Igreja.

2. O próprio "Deus", na "Igreja", é um sábado. Em nome desse sábado-Deus, violentam-se pessoas. O que devia ser bom, torna-se mau.

3. A fé é sábado. A fé transformou-se em jargões tautológicos e ridículos, comerciais e sem sal. Mas as pessoas de fé são aquelas que enfiam a cabeça nesse sábado da "Igreja".

4. A única salvação que vejo para a "Igreja" é ela confessar seu pecado e, deixando de servir a "Deus",  à "fé", ao "dogma", a "Jesus", a quem ou ao que quer que seja, passe a servir às pessoas - começando por libertá-las. Ser livre é poder ir. Se não se pode ir, não se é livre. Ponto. Aí, falar de liberdade, é cinismo.

5. Mas já ouço as argumentações: assim, a Igreja acaba. Pois, senhores, se a Igreja é, antes que serviço às pessoas, serviço a "Deus" e outro tanto de mistificações políticas - qual a sua verdadeira utilidade?

6. Não estou falando de passar a servir mais pessoas, enquanto se mantém tudo como está. Não estou falando de campanhas de caridade ou beneficência. Fique claro: minha fala aqui é radical - é mudar a auto-compreensão que se tem de Igreja, de fé, de doutrina, de Deus, de Jesus - fazer passar todos esses símbolos pelo crivo do serviço aos homens e às mulheres. Sem negociações. Sem "metáforas" edulcoradas.

7. Porque todo aquele que diz amar a Deus e aborrece ao seu irmão - é mentiroso. Logo, o critério, senhores, não é Deus, nem a doutrina, nem a verdade, nem a fé: o critério, senhores, o único critério, são elas, as pessoas. Mais nada.



OSVALDO LUIZ RIBEIRO

3 comentários:

Unknown disse...

Boa mestre! Como sempre: simples e direto.

Abraços!


Diego Stallone

Marcelo Carahyba disse...

Amém!

Ah, quem dera se todos que tem ouvidos ouvissem o que o Espírito diz às igrejas! :)

Sou realmente grato por ter dito isto - 'as pessoas são o único critério' - tantas vezes em sala, professor.

Forte abraço! Saudades!

Peroratio disse...

É a vantagem de não se ser clero. O clero é um peso. O quê? Não tem clero nas nossas igrejas... Ah, não sabia...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio