sexta-feira, 15 de março de 2013

(2013/251) Só se cura um cristão curando o Cristianismo


1. Não se pode curar um cristão.

2. A doença de que ele é tomado impede a cura - ela não apenas adoece o sujeito: ela o adoece e impede toda e qualquer possibilidade de cura.

3. Logo, por que há cristãos curados?

4. Simples, porque eles cortaram um pedaço do Cristianismo, mutilaram-no. Apenas um Cristianismo mutilado pode permitir certo grau de saúde para o cristão.

5. Como se faz?

6. Você tem que ir até aquela região do Cristianismo - da doutrina, do dogma, da tradição - que gera aquela doença e arrancá-la do mapa: tacar fogo, soterrar, lavar com água sanitária, não importa: tem que dar um jeito de arrancar aquilo de lá...

7. Por exemplo: os batistas eram escravagistas: tinham grandes fazendas no sul dos Estados Unidos, muitos escravos, escravas, Deus gostava bastante. 

8. Um dia, uns médicos do Norte foram lá e arrancaram aquele pedaço do mapa. Alguns ainda vieram para o Brasil, tentar reproduzir aqui a pornografia escravagista de lá, mas, cá como lá, a foice comeu o matagal - e, então, os batistas se curaram.

9. Não sei se por dentro...

10. Mas, na prática, a febre cedeu e o catarro que escorria da alma, parou de escorrer...

11. Assim tem de ser feito: Deus gostava de pretos escravos - agora, não gosta mais. Deus, agora, gosta de pretos livres...

12. Você tem que ir lá e desmontar a cidadela - porque, sem isso, o crente, que só sabe dizer sim, senhor, não, senhor, vai continuar doente...

13. Enquanto cristão, enquanto crente, o sujeito só vai se curar se ele entender que Deus não quer que ele seja essa pessoa horrível que ele é...

14. Coitado: ele nem se dá conta! 

15. Ele não vê que ele é igual ao escravagista, igual ao misógino: ele acha que ele é um campeão da fé, um santo de Deus - e é um doente!

16. Como é um salto grande demais para pernas tão fracas libertar-se de injunções doutrinárias e assumir-se enquanto agente de sua moral e ética, a única forma de parem-lhe os tremores, os suores, a febre, o catarro, a tosse, as eczemas e a queda de pelos é alguém ajudá-lo a desmontar o mapa.

17. Se ele acreditar que Deus gosta - até o próprio filho ele mata...




OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio